quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atividade 2

Grupo : Língua Portuguesa


História da disciplina Português na escola brasileira

Leonor Lopes Fávero


Resumo

O trabalho examina a questão do ensino de Português, da Colônia à Primeira República. No Brasil Colônia destacam-se dois períodos: jesuítico e pombalino. No primeiro, a identificação entre a obra dos jesuítas e a política da coroa influi na administração e no aproveitamento dos bens; no segundo, pelo fato de começarem a agir independentemente, intensificam-se os conflitos, provocando rompimento e sua expulsão. Iniciam-se as reformas da educação com a exigência de uma língua única — a portuguesa — e a proibição das línguas indígenas e das línguas gerais. Sob o Império, a partir de 1808, a preocupação maior do governo, no que se refere à educação, está relacionada à formação da elite dirigente, por isso, o cuidado com o ensino superior e secundário e a preocupação de criar uma escola útil ao Estado. Na Primeira República, com o crescimento de uma classe média urbana e o início, ainda que incipiente, da industrialização, a instrução passa a desempenhar papel importante. É preciso treinar os professores, fazê-los aprender a aprender. São examinados, no ensino do Português, os programas, a exclusão de disciplinas como a retórica, a inclusão de outras como a história da literatura brasileira, os livros didáticos e os primeiros manuais de redação.
 
 

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JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO ARTIGO

             Ao escolher o tema Língua Portuguesa, achamos que seria fácil, mas logo nas primeiras pesquisas verificamos uma dificuldade em trabalhar com a temática que se limita, primordialmente, em duas vertentes, a da historia da Língua Portuguesa e experiências de ensino da disciplina. A escolha do artigo de Leonor, baseou-se na possibilidade de trabalhar os dois horizontes mais comuns a historia e o ensino em um trabalho apenas.

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